2020 foi um marco inédito para os portos situados no “Arco Norte”, importante polo logístico de exportação na região amazônica, que pela primeira vez se igualou ao Sul e Sudeste do País, como destino do escoamento da produção nacional de grãos em 50% cada.
Atualmente o avanço anual é de 4 % com uma expectativa que, em 2021, esses produtos movimentem esses portos ultrapassando a do restante do País.
Investimentos em estruturas de transporte, armazenamento e transbordo de grãos, foram os fatores fundamentais para esse crescimento, fazendo com que a distância percorrida e o custo do transporte caíram pela metade.
Outro fator que acelerou esse crescimento, foi a conclusão das obras de pavimentação da BR-163 entre o trecho de Sinop, em Mato Grosso, a Miritituba, distrito do município de Itaituba, no Pará, principal rodovia para escoamento de grãos da região Centro-Oeste até a hidrovia do rio Tapajós. Além disso, foram feitas melhorias na BR364, que vai até Rondônia, para se conectar à hidrovia do Rio Madeira.
De acordo com a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), com mais alternativas de escoamento, o preço do frete caiu de forma geral. Em janeiro de 2020, uma tonelada de grãos que saía de Campo Novo (MT) para viajar 2.210 km até o porto de Santos custava R$ 310,00. Um ano depois, essa mesma tonelada custa R$ 290,00.
Ainda segundo Antaq, no Arco Norte, os preços caíram de forma ainda mais acentuada. Entre janeiro de 2020 e de 2021, a tonelada de grãos transportada de Sorriso a Miritituba viu seu frete reduzir em 16%, de R$ 190,00 para R$ 160,00. Quem partiu de Sorriso a Santarém (PA) pagou R$ 245 no ano passado, mas agora desembolsa R$ 220,00.
Compromisso Ambientare
A Ambientare está sempre reafirmando seu compromisso e dedicação ao licenciamento e gestão ambiental de obras de empreendimentos de infraestrutura de alta complexidade. Sentimos orgulho em afirmar que fomos parte ativa nestas melhorias para o corredor logístico Arco Norte, seja por meio da atuação na supervisão ambiental das obras da BR-163, seja na elaboração do componente ambiental para o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) da hidrovia Tapajós – Teles Pires.
Além disso, fomos responsáveis pela condução dos licenciamentos e da gestão ambiental das principais estações de transbordo de cargas de Miritituba e região, além dos Terminais de Uso Privativo, em Barcarena, em parceria com a ADM (TGPM), BUNGE, Cargill, CIANPORT, HBSA, Louis Dreyfus Company, Transportes Bertolini, entre outros.