2021 foi apontado pelo Programa de Parceria de Investimentos (PPI) como um ano de leilões na infraestrutura. Martha Seillier, secretária do PPI, salientou ainda em 2020 que o próximo ano seria marcado pela desestatização na infraestrutura brasileira.

Nesse contexto, os portos ganham cada vez mais destaque. Em palestra sobre o PPI e o setor portuário, a secretaria do programa apresentou que são 345 projetos já qualificados de infraestrutura.

Estão em andamento o projeto de portos como o de Santos, que está em fase de contratação de estudos. O projeto prevê o arrendamento de quatro terminais. Empresas como a Santos Brasil estão cotadas para o leilão. Confira informações sobre o leilão e sobre o Porto do Itaqui abaixo.

Fonte: (Reprodução/Internet)

Porto do Itaqui possui destaque no PPI

O Porto do Itaqui, no Maranhão, é um dos destaques do PPI. Graças ao seu potencial de exportação e à sua localização estratégica, atualmente ele é o maior em exportação do Arco-Norte.

O projeto se trata de um arrendamento de terminal portuário que será realizado dia 9 de abril de 2021. Serão leiloados os terminais do Porto do Itaqui abaixo com previsão de investimentos de:

No Programa de Parceria de Investimentos, os terminais do Porto estão em andamento desde o dia primeiro de setembro de 2019. Após realizados os Estudos e a Consulta Pública dois meses depois, em março de 2020 foi feito o Acórdão do TCU.

Fonte: (Reprodução/Site PPI)

O edital foi aberto no mês de dezembro do mesmo ano. Agora, as expectativas para o leilão em abril de 2021 são altas. Confira abaixo as informações do projeto e também todos os detalhes do Porto.

Responsabilidade do arrendatário

O arrendatário será responsável por arcar com a implantação da infraestrutura dos terminais, cada um considerando as condições atuais. A infraestrutura compreende o principal foco de movimentação para operação de granéis líquidos, incluindo:

  • Edificações;
  • Tancagem;
  • Tubulações;
  • Equipamentos a serem utilizados na operação.

Graças a perspectiva positiva de crescimento das importações, o projeto prevê a instalação de aproximadamente 78.722 m3 de capacidade estática. Não à toa, ele é considerado o porto no Top 3 do Brasil e é o principal do Arco Norte/Nordeste.

Saiba tudo sobre o Porto do Itaqui

Ele está localizado no limite entre as regiões norte e nordeste do Brasil, litoral oeste da Baía de São Marcos, a 11 km do centro. Pelos especialistas, essa é uma localização estratégica que traz competitividade.

Fonte: (Reprodução/Internet)

Graças a suas conexões com ferrovias e rodovias, a chamada eficiência multimodal é o que dá ao Porto do Itaqui um forte fator competitivo. As rodovias e ferrovias criam um corredor logístico que liga o Porto ao centro-oeste do Brasil.

O complexo de Itaqui atua como um hub de distribuição de combustível que atende o mercado local do norte e nordeste do Brasil, especificamente as regiões do Maranhão, Mato Grosso, Tocantins e Pará, além de abastecer outros estados próximos com navegações de cabotagem.

Movimentação do Porto tem foco em combustíveis

O Porto do Itaqui possui vocação para a movimentação das duas cadeias: granéis sólidos como os grãos, principalmente para exportação de soja e milho. Em líquidos, são produtos petrolíferos na importação de diesel e de gasolina.

Esse segundo possui grande destaque já que o Porto do Itaqui tem como principal carga os combustíveis. Segundo a perspectiva, os derivados de petróleo devem movimentar 17,9 milhões de toneladas em 2060, crescendo 1,7% ao ano.

História do Porto

O Porto do Itaqui é o antigo Porto de São Luís escolhido pelos franceses em 1612. Sua história compreende um primeiro decreto de construção de instalações em 1918 pela C.H. Walker & Co. Ltda. que acabou não prosperando.

A atual construção foi iniciada com o foco de atender a necessidade de um porto no Maranhão. Com esse fim, a obra foi executada pelo Ministério da Viação e Obras Públicas em 1939.

Fonte: (Reprodução/Porto do Itaqui)

A partir disso, até o fim dos anos 90 foram concluídas a instalação de novos trechos,o 101 e 0 103. Também foram realizadas a extensão do cais com berços 104 e 105, e a construção dos berços 106 e 107.

Quando passou a ser gerenciado pela Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP), dois novos berços foram construídos em 2012 e 2018, um deles é especializado em petróleo.

Saiba mais sofre o Porto do Itaqui no site oficial.

Join to newsletter.

Curabitur ac leo nunc vestibulum.

Thank you for your message. It has been sent.
There was an error trying to send your message. Please try again later.

Continue Reading

Get a personal consultation.

Call us today at (555) 802-1234

Request a Quote

Aliquam dictum amet blandit efficitur.